(Foto: celine)
Dia Mundial do Livro
"Tudo, mas tudo o que o Homem criou, para o livro conflui e nele se concentra. Nele se exprime o próprio ser do Homem. (...) O livro ergue-se diante de nós como um arquétipo, ou uma forma primitiva. Nele se concentra e resume a existência universal."
(Romano Guardini, Elogio do Livro)
*
"Quem não se lembra como eu dessas leituras feitas em tempo de férias, que íamos esconder atrás umas das outras em todas as horas do dia que fossem suficientemente calmas e suficientemente invioláveis para poderem dar-lhes asilo."
(Marcel Proust, O Prazer da Leitura)
*
"Um livro é uma coisa entre as coisas, um volume perdido entre os volumes que povoam o indiferente Universo, até que encontra o seu leitor, o homem destinado aos seus símbolos. Acontece então a emoção singular chamada beleza, esse mistério belo que nem a psicologia nem a retórica decifram."
(Jorge Luís Borges, Biblioteca Pessoal)
*
"Na verdade acontece muitas vezes ir-se à biblioteca porque se quer um livro cujo título se conhece, mas a principal função da biblioteca, pelo menos a função da biblioteca da minha casa ou da de qualquer amigo que possamos ir visitar, é de descobrir livros de cuja existência não se suspeitava e que, todavia, se revelam extremamente importantes para nós."
(Umberto Eco, A Biblioteca)
*
"Ao erguer pilha atrás de pilha de volumes conhecidos (reconheço alguns pela cor, outras pelo formato, muitos por um pormenor nas capas, cujos títulos tento ler ao contrário ou de um ângulo inadequado), pergunto-me, como de todas as outras vezes, por que motivo guardo tantos livros que sei que não voltarei a ler. (...) Mas sei que a principal razão por que continuo a acumular este espólio que não pára de crescer é uma espécie de avidez voluptuosa. (...) Deleita-me saber que estou rodeado por uma espécie de inventário da minha vida, com prenúncios do futuro."
(Alberto Manguel, Uma História da Leitura)
*.*